Artigos






Qual é a diferença entre misericórdia e graça?




Pergunta: "Qual é a diferença entre misericórdia e graça?"

Resposta:
Misericórdia e graça são frequentemente confundidas. Embora os termos tenham significados semelhantes, graça e misericórdia não são a mesma coisa. Para resumir a diferença: a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

Segundo a Bíblia, todos nós pecamos (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15). Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, todos estaríamos, agora, condenados por toda a eternidade. No Salmo 51:1-2, Davi clama: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, conceda-nos o perdão que não merecemos.

Não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus (Efésios 2:5). Graça é simplesmente um favor imerecido. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia (Romanos 3:24). A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.

Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante (João 10:10) e uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar (Apocalipse 21-22). Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hebreus 4:16 declara: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."


Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/misericordia-graca.html#ixzz2Sc4urkRF

Material retirado da internet

Prezados Irmãos:
Você sabia que a profecia fala de um rio que sairá de Jerusalém?
“ Naquele dia também correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar Oriental, e a outra metade até o mar Ocidental. No verão e no inverno sucederá isto. Depois disto me fez voltar á entrada do Templo, e eu vi umas águas por debaixo do limiar do templo para o Oriente, e as águas vinham debaixo do lado direito do templo ao sul do altar. Ele me levou pela porta fora, até a porta exterior, que olha para o Oriente, e corriam as águas ao lado direito. Saiu aquele homem para o Oriente, tudo na mão um cordel de media mil côvados, e me fez passar pelas águas que me davam pelos artelhos.
Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que davam pelos joelhos e mediu mais mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos os lombos. Mediu mais mil, era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que não deviam passar de nado, rio pelo qual não se podia passar.
Ele me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou e me tornou a trazer á margem do rio. Ao chegar lá, vi que na margem do rio havia grande abundância de árvores de um lado e do outro. Ele me disse: Estas águas saem para a região Oriental, e descem á Arabá, de onde entram no mar, as águas se tornam saudáveis. Enxames de criaturas viventes viverão onde quer que o rio passar. Haverá grande numero de peixes, porque estas águas lá chegam e tornam saudáveis a água salgada; De modo que onde quer que o rio passar tudo viverá .
Os pescadores estarão junto dele; Desde En - Gedi até En - Eglaim haverá lugar para estender as redes. O seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não se tornarão saudáveis; serão deixados para sal. Junto ao rio, á sua margem de um e do outro lado, nascerá toda sorte de àrvores que dá fruto para se comer. Não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e sua folha de remédio.
” Naquele dia os montes destilarão vinho novo, os oiteiros manarão leite e todos os rios de Judá estarão cheios de águas. Sairá uma fonte da casa do Senhor e regará o vale de Sitim. Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. Então os coxos saltarão como o cervo e a língua dos mudos cantará. Àguas arrebentarão no deserto, e ribeiro no ermo”. ( Il 3. 18, Sl. 46.5, IS 35. 6). Este assunto não é tratado com detalhe nas profecias, de modo que nos limitamos a crer no cumprimento da profecia. Essas águas tornarão férteis as terras limítrofes.
Até a fauna será alcançada pelas bênçãos do milênio. Pela abolição da maldição original, nenhum animal causará mal ao homem. “ Não se fará mal nem dano algum em todo monte da minha santidade, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor. Como as águas cobrem o mar” ( Is. 9. 11).
As feras conviverão entre si e com o homem morará o lobo, o cordeiro e o leopardo. Com o cabrito se deitará o bezerro e o filho do leão. E o animal cevado viverá junto e o animal pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas e seus filhos juntos se deitarão e o leão comerá palha, como o boi; Brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, mas o pó será comida da serpente. Não  farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte.  Farei com eles uma  aliança de paz, e acabarei com os  animais da terra, para que habitem no deserto seguramente e durmam nos bosques.
Naquele dia farei por eles aliança com os animais do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra. Da terra tirarei o arco e a espada e a guerra e os farei deitarem em segurança. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ela, nem se achará nela” ( Is. 11. 6-8; 65. 25; Ez. 34.25; Os. 2.18; Is. 35.9). Como será um tempo maravilhoso para a humanidade! Os homens estarão livres até mesmo dos insetos. Vamos dar adeus á violência. Continuemos irmãos vivos e esperançosos nas promessas de Deus.

No amor de Jesus Cristo
        
Pr. Jose da Silva NetoPastor Pres. da AD em Teresina/PI, Vice-Pres. e Pres. do Conselho de Ética da CEADEP - Convenção Estadual das AD Estado do Piauí, Presidente da Comissão de Temário da União de Ministros da AD do Nordeste e e Vice Presidente do Conselho de Ética da Convenção Geral das AD no Brasil.
Pr. Jose da Silva Neto

Mais de 100 mil cristãos foram assassinados em 2012 vítimas de perseguição religiosa - Renato Vargens

Estou impressionado com o crescimento da "cristofobia" no mundo.  A perseguição religiosa contra os cristãos no planeta registrou um dado alarmante: em 2012, um cristão foi assassinado a cada cinco minutos por sua confissão de fé. O dado foi revelado pelo sociólogo Massimo Introvigne, do Observatório de Liberdade Religiosa, sediado na Itália. Segundo Massimo, as “proporções espantosas” somam 105 mil cristãos assassinados devido a perseguição de teor religioso, ao longo do ano. O sociólogo alerta ainda que são muitas as regiões do planeta onde ser cristão representa um alto risco à vida:
Em vermelho os países com maior índice de perseguição
“Podemos identificar três zonas principais: os países onde o fundamentalismo islâmico é mais forte, como a Nigéria, Somália, Mali, Paquistão e algumas zonas do Egito; os regimes totalitários comunistas, encabeçados pela Coreia do Norte; e aqueles onde existem nacionalismos étnicos, como o Estado de Orissa, na Índia”, relatou Massimo, segundo informações do Protestante Digital.

A Missão Portas Abertas possui inúmeras histórias de crentes em Jesus que por amor ao Evangelho foram mortos. No ocidente, a perseguição é mais velada, contudo real. Em alguns países da América Latina, como México, Colômbia, Venezuela e Cuba, existem relatos de cristãos que sofreram violência física simplesmente pelo fato por terem confessado sua fé em Cristo Jesus.  No Brasil, a perseguição ainda é conceitual, todavia, temo que dentre em breve, seguir a Jesus, seja para alguns um motivo para a mais profunda intolerância.

Outro dia eu escrevi um texto sobre a perseguição no Brasil. Os que desejarem ler o artigo clique (
aqui)
Renato Vargens